sábado, 14 de novembro de 2009

Caso Monitor no Portal Imprensa

Matéria do Portal Imprensa, do UOL, sobre o fechamento do Monitor:

Publicado em: 13/11/2009 12:46

Diários Associados fecha jornal de 175 anos no Rio de Janeiro

Por Thiago Rosa e Eduardo Neco/Redação Portal IMPRENSA

O jornal Monitor Campista, do município de Campos dos Goytacazes, sai de circulação a partir do próximo domingo (15). Administrado pelo grupo Diários Associados, o veículo possui 175 anos de história e é o terceiro mais antigo do país. Ainda não se sabe o motivo oficial do fechamento do histórico periódico. Segundo relatos à IMPRENSA, o clima é de apreensão e desânimo na redação.

Em nota, a Associação de Imprensa Campista (AIC) pede para que o grupo mantenha o veículo em atividade. "A Associação solicita da direção dos Diários Associados um tratamento mais cauteloso em relação ao jornal campista, com a manutenção dos esforços pela superação da sua crise econômica. Um jornal de quase duzentos anos, com credibilidade inatacável e patrimônio de todos os campistas, não pode desaparecer", diz o texto.

Na manhã desta sexta, houve manifestação em frente à sede do veículo. Na ocasião, cerca de 60 pessoas, representando faculdades e sindicatos de Campos dos Goytacazes criticaram o fim da publicação.

A AIC criou um abaixo-assinado online contra o possível encerramento. O documento conta atualmente com mais de quatro mil adesões. Informação não oficial atrela a decisão às sucessivas perdas financeiras, motivadas pelo término do contrato do jornal com o Diário Oficial do município, parceria esta vigente há mais de 100 anos.

A reportagem de IMPRENSA entrou em contato com a assessoria dos Diários Associados que informou não ter qualquer posição oficial sobre o destino dos funcionários. Ainda segundo a empresa, uma assembleia será marcada, mas ainda não há data definida.

Nenhum comentário: