segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Viva Monitor, mais uma vez, no Comunique-se...

Movimento cria associação para comprar jornal Monitor Campista
Izabela Vasconcelos, de São Paulo

Jornalistas e outros membros do movimento pela volta do jornal Monitor Campista, de Campos dos Goytacazes (RJ), decidiram fundar a Associação “Viva Monitor” para fazer a proposta de compra do Monitor Campista, fechado no dia 15/11, pelos Diários Associados. O jornal era o terceiro mais antigo do País, fundado em 1834. Nesta terça-feira (24/11), os integrantes do movimento irão se reunir em assembleia para definir os passos da fundação da Associação.

Na última semana, o diretor dos Diários Associados do Rio de Janeiro, Maurício Dinepi, sugeriu que os jornalistas formalizassem uma proposta jurídica, caso tivessem o interesse de comprar o título do jornal.

Segundo Vitor Menezes, vice-presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), o objetivo é que os próprios jornalistas do veículo deem continuidade ao Monitor. “Vamos ter que criar essa cultura, porque todos os jornalistas trabalhavam como empregados, agora existe a possibilidade de trabalharem como donos também”, explicou.

Apesar das expectativas, Menezes ainda não sabe se o grupo Diários Associados mantém negociação com outras empresas. “Não sabemos se existem empresas interessadas em comprar o jornal, mas vamos fazer nossa proposta. O pessoal está apostando nisso”.

De acordo com o vice-presidente da AIC, o elemento mais caro na negociação é o prédio onde a redação estava instalada, que seria avaliado em R$ 900 mil. O edifício foi excluído da proposta pelos membros do movimento Viva Monitor, que pretendem comprar apenas o título do veículo, já que, provisoriamente, a sede da AIC poderia abrigar a redação do jornal.

Nenhum comentário: